A História da SSVP

_________________________________________________

O que é a SSVP?

      A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização católica internacional de leigos fundada em Paris, no ano de 1833, por Antônio Frederico Ozanam e seis companheiros. Colocada sobre o patrocínio de São Vicente de Paulo, inspira-se, no pensamento e na obra deste santo, esforçando-se, sob o influxo da Justiça e da Caridade, por aliviar os sofrimentos do próximo, mediante o trabalho coordenado de seus membros.

___________________________________________________

O Objetivo da SSVP

     Promover famílias carentes e santificar os vicentinos, este é o objetivo da Sociedade de São Vicente de Paulo. Ao visitar as famílias carentes, o vicentino e a vicentina estão praticando a caridade pregada por Jesus Cristo em seu Evangelho. A visita aos pobres é, para os membros da SSVP, um momento muito especial.

     O confrade e a consócia, ao promoverem os pobres, estão também se santificando, tornando-se católicos melhores, mais fervorosos, menos egoístas e mais caridosos.

_______________________________________________

A Espiritualidade Vicentina

     “Os Vicentinos procuram, pela ORAÇÃO, pela meditação das SAGRADAS ESCRITURAS e pela fidelidade aos ENSINAMENTOS DA IGREJA, ser TESTEMUNHO DO AMOR A CRISTO em suas relações com os mais desprovidos” (Regra da SSVP, Princípios Fundamentais).

     O tripé ORAÇÃO-BÍBLIA-IGREJA é a base da espiritualidade vicentina. Mas o carisma vicentino está centrado em três personagens importantíssimos para a vida da Igreja:

     1) São Vicente de Paulo – Suas cartas, sua vida, obras e virtudes. Ele bebeu no Evangelho toda a sua espiritualidade e colocou nos pobres toda a mística de suas obras, pobres que são a imagem de Cristo;

     2) Bem-aventurado Antônio Frederico Ozanam – Defensor da fé, exemplo de pai de família, exemplo de profissional cristão, ardoroso nas orações, piedoso ao extremo. Ozanam disse: “Devemos unir a ação à palavra e afirmarmos, com obras, a vitalidade de nossa fé!”;

     3) Nossa Senhora – A mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos deixou exemplos de humildade, paciência, mansidão e perseverança, suas maiores virtudes. Fonte inesgotável de exemplos extraordinários. Maria, exemplo de mulher e de mãe.

     Os vicentinos procuram imitar a Jesus Cristo, confiando na Providência Divina e praticando as virtudes da humildade, caridade, obediência e paciência no serviço junto aos mais carentes. Sua espiritualidade reside na visita aos pobres, aos quais ajudam não por imposição ou obrigação, mas por amor a Deus, reconhecendo que a alma da SSVP é a vivência da aproximação ao Cristo sofredor, presente nos pobres.

     É bem possível que no seu bairro tenha alguns vicentinos e você nem saiba, porque os vicentinos  fazem o bem de forma bem silenciosa.

_________________________________________________

SSVP no Brasil

     No Brasil, a Sociedade de São Vicente de Paulo é conhecida pelas iniciais SSVP, e está colocada sob a proteção da Bem-aventurada Virgem Maria, tal como foi proposto pelo próprio fundador, Ozanam.

     A Conferência São José foi a primeira unidade vicentina fundada em território brasileiro, no Rio de Janeiro, em 04 de agosto de 1872, teve como primeiro presidente o confrade Francisco Lemos Farias Coutinho (Conde de Aljezur).

     O Brasil possui hoje 250 mil vicentinos, 32 Conselhos Metropolitanos, 250 Conselhos Centrais, 2.000 Conselhos Particulares, 20 mil Conferências, 3 mil Obras Unidas (hospitais, asilos, creches, educandários, dispensários, vilas, centros comunitários, etc.) e 200 mil famílias assistidas. O Conselho Nacional do Brasil da SSVP, está sediado no Rio de Janeiro.

_______________________________________________

SSVP no Mundo

     Hoje, a Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em cerca de 134 países, composta por homens e mulheres, jovens e adultos, crianças e adolescentes, de todas as raças e cores, totalizando mais de 700 mil membros.

     Os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo são popularmente conhecidos como “Vicentinos” (ou “Vicentinas”), e se organizam em grupos chamados “Conferências”, que promovem reuniões semanais com 1 hora de duração, em paróquias, para melhor ajudarem os que sofrem qualquer tipo de necessidade.

     O Conselho Geral, de âmbito mundial, tem duas sedes: Sede Histórica, em Paris (França), e um Centro Operacional, em Roma (Itália).

_______________________________________________________________

Página Seguinte: A Vida de Antônio Frederico Ozanam

_______________________________________________________________